Desenvolvedor web: o que faz e como se tornar um? Insights para te ajudar na carreira em tecnologia Blog da Trybe

Contudo, o tempo de aprendizado de cada pessoa vai varia dependendo do método de ensino e da intensidade do estudo.Por exemplo, um boot camp de programação dura, em média, 34 semanas. Enquanto isso, um programa de certificação universitário pode durar até 12 meses. Outras pessoas podem aprender desenvolvimento web de maneira independente, assistindo tutoriais e praticando todos os dias por alguns meses. Além disso, existem também cursos específicos voltados para o desenvolvimento web oferecidos por instituições de ensino superior. Esses cursos abrangem tópicos como HTML, CSS, JavaScript, frameworks, bancos de dados e outras tecnologias relacionadas. Completar um curso superior na área de desenvolvimento web pode fornecer uma visão mais abrangente e aprofundada dos conceitos e práticas dessa indústria.

Ao todo, o impacto do Covid-19 na indústria tecnológica e em desenvolvedores web tem sido mínima se comparada com outros setores. Embora a situação ainda esteja se desenrolando, pessoas que estão aprendendo sobre o que faz um desenvolvedor web podem se sentirem confiantes por estar embarcando em uma carreira com demanda crescente. Hypertext Markup Language ou Linguagem de Marcação de HiperTexto serve para trabalhar com o conteúdo e a marcação do que se vê no navegador. Com HTML você cria uma interface de usuário com a qual você pode interagir e ver como seu código funciona. A linguagem HTML fornece a estrutura básica para os sites que você pode melhorar e modificar com outras tecnologias, como CSS e JavaScript. Além de criar e-commerces ou sites de compras online, portais de entretenimento, aplicativos bancários, redes sociais, entre outras coisas, o desenvolvedor web também coloca seu produto à prova.

Teste e desenvolvimento cruzado de navegadores

CSS (Cascading Style Sheets) é uma linguagem de estilos utilizada para estilizar elementos HTML. Criado por Håkon Wium Lie em 1996,  separa a estrutura (HTML) do design (CSS) de uma página web. E ao montar um plano de estudos, você pode se basear nas tecnologias que a empresa que você quer trabalhar utilizam, isso geralmente fica disponível no site de vagas de emprego dela. Os frameworks são ferramentas que facilitam o desenvolvimento web, fornecendo componentes reutilizáveis e soluções pré-construídas para problemas comuns.

o que faz um desenvolvedor web

Como falamos anteriormente, a parte de front-end de uma aplicação se dedica ao desenvolvimento de interfaces com as quais o usuário irá interagir. Por exemplo, pode ser que não seja permitido ao usuário realizar dois agendamentos no mesmo dia. Para isso, é necessário procurar na base de dados se já existe um agendamento e, se sim, mostrar uma mensagem para o usuário.

trabalhar como web developer

Crie páginas web básicas e vá progredindo para projetos mais complexos à medida que sua habilidade aumenta. Ao praticar regularmente, você aprimorará suas habilidades de codificação e se sentirá mais confortável com as linguagens. Sendo assim, agora que você já sabe o que é um desenvolvedor web, é simples concluir que o papel desse profissional nos beneficia diretamente e diariamente. Vale lembrar-se, ainda, de que https://www.folhapatoense.com/2023/12/27/bootcamp-de-programacao-sua-carreira-e-na-tecnologia-nao-na-matematica/ essa área tende a ser, em alguns anos, uma das mais valorizadas carreiras no mercado de trabalho, já que várias empresas buscam constantemente a digitalização de seus serviços. Com isso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as funções dele vão muito além de apenas criar um site. Envolvem todo um projeto de desenvolvimento por trás, sendo algo muito mais amplo e que demanda muitas habilidades gerenciais.

Na camada de dados é imprescindível o conhecimento da linguagem SQL e de alguns dos banco de dados mais usados na web, como o MySQL e o SQL Server. Bibliotecas e frameworks são conjuntos de códigos pré-escritos, mas as bibliotecas são menores e tendem a ser usadas para casos de uso mais específicos. Uma biblioteca contém uma coleção de códigos úteis, agrupados para serem reutilizados posteriormente. O objetivo de uma biblioteca é permitir que os desenvolvedores atinjam o mesmo objetivo final enquanto escrevem menos código para chegar lá.

O que faz um desenvolvedor web e como se tornar um em 2023

Você provavelmente precisará primeiro preencher seu portfólio com projetos autodidatas ou recorrer ao trabalho autônomo para construir algum histórico de trabalho. O domínio do desenvolvimento web exigirá um trabalho contínuo e dedicação, e é um trabalho que oferece um desafio e requer habilidades de solução de problemas. É fácil aprender o básico, bootcamp de programação mas esperar encontrar problemas frustrantes, porém resolúveis, ao longo do caminho. Mas, para a maioria das pessoas, um pouco de dedicação e muita prática irá muito longe. Naturalmente, a remuneração dependerá de seu nível de experiência, das linguagens e tecnologias que você busca, e se você é freelancer ou se trabalha em um emprego estável.

  • Claro, aspirantes novos a desenvolvedor web podem esperar algumas mudanças devido ao COVID 19.
  • Você pode fazer isso através da eVocê pode fazer isso na escola ou aprender por conta própria usando recursos online.
  • Qualquer pessoa pode descobrir como escrever uma linha simples de HTML, mas criar um site funcional que as pessoas usarão é mais complexo.
  • O marketing para a web ou web marketing não é diferente do marketing tradicional, porém, ele precisa ser adaptado a uma realidade diferente.
  • Cada site ou software que encontramos foi criado por um desenvolvedor web — mas o que é exatamente desenvolvimento web e o que um desenvolvedor web faz.
You are not authorized to see this part
Please, insert a valid App IDotherwise your plugin won't work.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>